quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Água da Vida_ Gelo flutuante

Vamos observar mais uma propriedade única do H2O e o que ele sugere a respeito do Espírito de Cristo.

Você já parou para pensar por que o gelo flutua? É uma ocorrência tão normal que achamos fato comum, mas o gelo não deveria flutuar, pois ele é sólido. As moléculas dos sólidos são muito mais unidas do que as moléculas dos líquidos. Assim, quase todas as substâncias são mais pesadas no estado sólido. Mas não a água.
A princípio, quando a água é congelada, ela segue o padrão usual, ela se contrai, fica mais pesada e mais densa. Mas quando ela esfria abaixo de quatro graus centígrados, de repente começa a se expandir, ficar mais leve e menos densa. A razão reside na natureza especial dos laços do hidrogênio que fazem esse processo e ajustam as moléculas próximas em cristais de gelo bem leves.

O fato de a água flutuar quando congela, faz uma diferença enorme no planeta. Se o gelo fosse mais pesado do que a água, ele desceria para o fundo de um lago durante a estação do gelo. Os raios do sol não chegariam até lá e ele não derreteria, assim, lentamente, o gelo aumentaria e encheria todo o lago, matando toda vida ali existente.

Os rios e os lagos do mundo e mesmo os oceanos, ficariam todos congelados. Mas graças à engenhosidade do nosso Criador, a água não se comporta como deveria, quimicamente falando. O gelo sólido flutua em cima dos corpos de água durante a estação do gelo e como resultado ele forma uma camada de isolamento que impede que a água em baixo se congele e assim os peixes e outros animais são protegidos durante o inverno.

Maravilhoso não é?



Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...