sábado, 19 de fevereiro de 2011

Água da Vida _ Ação Capilar

Vamos observar uma coisa chamada "ação capilar", ou seja, a capacidade de a água subir dentro de tubos, desafiando a gravidade.

Veja com atenção a água em um tubo e você verá que a sua borda se curva levemente para o alto. Isto acontece porque o hidrogênio na água é capaz de unir-se às moléculas de oxigênio no material sólido e com isso, empurra-se para o alto através desta atração.

Quando isto acontece num tubo mais estreito, ocorre uma espécie de ação de subida. As bordas são empurradas para cima criando uma leve superfície curva. Aí, as moléculas de água unem-se umas às outras em quase todas as direções. Elas criam uma superfície de tensão que empurra a superfície curva endireitando-a e achatando-a. Então, as bordas são empurradas novamente para cima e o processo continua. Quanto mais fino o tubo, mais rápido a água consegue subir.

A ação capilar é que mantém vivas todas as plantas. Veja uma planta alta, por exemplo. Água e nutrientes do solo devem de algum modo chegar até as folhas lá em cima para mantê-las vivas. Como é que elas fluem contra a gravidade? Pela ação capilar. A água sobe por minúsculos tubos dentro dessas árvores. Sem essa ação, sem a incrível habilidade de unir-se a outras substâncias, todo o verde que você vê, simplesmente desapareceria.

Maravilhoso nosso Deus não é?

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...