segunda-feira, 5 de maio de 2008

Dá para construir um grão de arroz?

Imagine só: O ser humano é capaz de construir carros, telefones, computadores, iPods e prédios tão altos que quase arranham o céu, mas é absolutamente incapaz de fabricar um único grão de arroz. Na verdade, não é capaz de fabricar qualquer mísero ser vivo que seja, nem que seja para salvar a própria vida.

A domesticação de plantas e animais para alimentação, chamada agricultura e pecuária, é sem dúvida uma das conquistas mais importantes da história da humanidade. Foi ela que nos permitiu passar de pequenas colônias itinerantes de caçadores e coletores, que passavam o dia correndo atrás de comida, para sociedades maiores, bem estabelecidas e muito mais desenvolvidas, com tempo para pensar em arte, cultura, construir cidades, fazer política e desenvolver novas tecnologias.

No momento em que o mundo moderno enfrenta uma crise econômica de alimentos, porém, é interessante observar que, mesmo com todas as nossas supertecnologias, ainda somos incapazes de produzir algo aparentemente tão simples quanto um grão de arroz. O agricultor seleciona as melhores variedades, prepara o solo e dá as condições ideais para que o arroz cresça. Mas quem produz o arroz de fato - e sempre produzirá - é a boa e velha Mãe Natureza.

Não existe "arroz sintético". Sem terra, água, sol, nutrientes e minhocas no chão, nosso arroz e feijão já era. Vamos todos morrer de fome. E não há computador que vá resolver o problema - a não ser que alguém aprenda a digerir silício.

Perto do maquinário biológico que existe nas células de um grão de arroz, o seu iPod é menos do que um radinho de pilha - e olhe lá, ainda estou dando uma colher de chá para o Steve Jobs.

Pense nisso a próxima vez que comer um prato de arroz com feijão.

(O Estadão)

Nota : Onde se lê : "a boa e velha mãe natureza", podemos afirmar que devemos dizer: Graças a um Deus Criador de tudo que existe nos céus e na terra.
"E disse Deus: Produza a terra erva verde, erva que dê semente, árvore frutífera que dê fruto segundo a sua espécie, cuja semente esteja nela sobre a terra. E assim foi" Gên. 1:11

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...