quarta-feira, 28 de maio de 2008

Cristã argelina pode ser condenada a três anos de prisão

Argélia - Pela primeira vez na Argélia está em andamento um processo contra uma argelina convertida ao cristianismo, acusada de prática de um culto não-muçulmano, sem autorização oficial. O Procurador da República de Tiaret (Oeste), a 400 quilômetros de Argel, pediu três anos de prisão efectiva para Habiba Kouider, de 37 anos de idade.

Segundo o Pastor Mustapha Krim, Habiba Kouider foi presa no início de abril pelos policiais da ordem pública, quando viajava de carro na estrada que liga Tiaret a Oran, na posse de uma dezena de exemplares da Bíblia.

Ela foi detida com base na lei aprovada em 2006 que exige uma autorização da autoridade municipal para o exercício de culto não-muçulmano na Argélia.

Seis outros argelinos igualmente convertidos ao cristianismo devem comparecer perante o mesmo tribunal, acusados de “proselitismo religioso”, acrescentou o presidente da Igreja protestante.

A imprensa argelina deu amplo espaço a estes últimos acontecimentos, evidenciando as dificuldades que enfrentam atualmente as comunidades cristãs na Argélia. Vinte e cinco destas comunidades foram intimadas a interromperem toda as atividades.

A lei argelina exige uma autorização para exercer um culto, inclusive o muçulmano: é necessário organizar-se em associação e pedir uma licença para a abertura de lugares de culto e para quem deve assegurar a oração.

(portas abertas)

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...