terça-feira, 7 de outubro de 2008

Bem aventurados os limpos de coração; porque eles verão a Deus;

Nesta terça-feira estivemos reunidos na casa o irmão Nelson Boni dando sequência a mais um estudo das bem-aventuranças, contamos mais uma vez com os ensinamentos do querido Pastor Felipe.

Em Mateus 5:8 " Bem aventurados os limpos de coração, porque eles verão a Deus".
Queridos não há graça maior de que "ver a Deus" e este previlégio são para os puros de coração.

Aprendemos no mundo que Deus perdoa tudo e que todos iremos ser perdoados, que Deus vai salvar todo mundo, mas acreditem , somente os puros de coração verão a Deus diz a palavra do Senhor.Em Mateus 7:13 "Entrai pela porta estreita; porque larga é a porta, e espaçoso o caminho que conduz à perdição, e muitos são os que entram por ela;"

Quem é puro? (interpretamos como alguém moralmente perfeito)
Essa pureza não quer dizer santidade perfeita, pois sabemos que não existe ser humano perfeito. Na época Mateus usou pureza para separar o ruim até obter algo puro, vejamos uns exemplos: tirar a mancha da roupa suja, lavar; Vinho ou leite sem a adição de água, ou seja "puro"; Purificar o ouro passando pelo fogo para retirar todos os metais ficando puro.

Quando Mateus se refere a puro (pureza) significa = Integridade - algo que não é dividido, que tenha um coração inteiro em obedecer a vontade do Senhor. Se refere a irrepreensível, não pode ser alguem a quem as pessoas possam repreender publicamente é ter uma vida moral limpa. Seu coração direciona a Deus seus anseios sua obediência. Alguém que tinha um coração pecaminoso e agora seu coração obedece a Deus, cultiva a palavra no coração.

"Coração" - a palavra coração para o mundo tem algo ligado com emoção.
Na Bíblia "coração" é o centro , raiz do ser humano, determina oque você sente, pensa e faz. Dele procede as fontes da vida. Provérbios 4:23 "Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida."

Muitos têm a pureza aparente, mas seu coração não é nada puro. Não basta que te olhem como sendo puro. Em Mateus 3:7 "E, vendo ele muitos dos fariseus e dos saduceus, que vinham ao seu batismo, dizia-lhes: Raça de víboras, quem vos ensinou a fugir da ira futura?". Jesus sabia que não passava de falsa pureza aparente.
Em Mateus 23:27 "Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! pois que sois semelhantes aos sepulcros caiados, que por fora realmente parecem formosos, mas interiormente estão cheios de ossos de mortos e de toda a imundícia." (Por fora bonito, por dentro podridão)

Felizes são aqueles que já foram convertidos pelo Espírito Santo e a maioria de seus pensamentos e suas vontades desejam obedecer a Deus e se esforçam nessa obediência.

Ser cristão não é só postura ou vocabulário (Paz do Senhor), roupa moda gospel, música gospel, nossa cara, etc... e o coração como está?
è necessário cultivar a pureza no coração e não externamente. Deus conhece o coração de cada um. Jesus quer um corãção transformado para ver a Deus. Jeremias 17:9-10 "Enganoso é o coração, mais do que todas as cousas, e perverso: quem o conhecerá? "
"Eu, o Senhor, esquadrinho o coração, eu provo os rins: e isto para dar a cada um segundo os seus caminhos e segundo o fruto das suas ações."

Deus legisla sobre nossos sentimentos internos, Deus vê nosso coração, por isso queridos de nada adianta se formos cantar, louvar mais se o coração nao estiver puro, Deus não se impressiona, somente a voz do coração agrada a Deus.

Vejamos quais a marcas de um coração puro:
- Se esforça em viver de acordo com a vontade de Deus, evita a aparência do mal, experimentar isso ou áquilo não dividir o coração, ser exclusivo de Deus.
- Fugir do mal - temor em obedecer a Deus.

Como ter um coração puro? Oque preciso fazer?
* Leia a Bíblia, conheça a palavra do Senhor teu Deus.
* Ore, dobre os joelhos e peça.
Salmos51:10 "Cria em mim, ó Deus, um coração puro, e renova em mim um espírito reto."

1 Pedro 1:22 "Purificando as vossas almas pelo Espírito na obediência à verdade, para o amor fraternal, não fingido; amai-vos ardentemente uns aos outros com um coração puro;"

Deus seja louvado

Um comentário:

Anônimo disse...

Parbéns! Ótimo texto.
Procurei muito sobre esse tema, mas como o seu nunca encontrei.
Sei que não somos perfeitos, mas prático sempre os ensinamentos do caminho da vida.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...