quarta-feira, 30 de abril de 2008

Desigualdade Social

As fotos abaixo mostram a quantidade de alimento consumida em uma semana por uma família típica de quatro países. Note a desproporção que revela a desigualdade social em nosso planeta.

Alemanha - família Melander de Bargteheide. Despesa com alimentação em uma semana: 375,39 Euros (500,07 dólares)

Estados Unidos da América - família Revis, da Carolina do Norte. Despesa com alimentação em uma semana: 341,98 dolares

Equador - família Ayme de Tingo. Despesa com alimentação em uma semana: 31,55 dólares

Chade - família Aboubakar, do campo de refugiados de Breidjing. Despesa com alimentação por semana: 685 francos (1,23 dólar)

Nota: "Pois eis que Eu crio novos céus e nova terra; e não haverá lembrança das coisas passadas, nem mais se recordarão... E eles edificarão casas, e as habitarão; e plantarão vinhas, e comerão o fruto delas. Não edificarão para que outros habitem; não plantarão para que outros comam; porque os dias do Meu povo serão como os dias da árvore, e os Meus escolhidos gozarão por longo tempo das obras das suas mãos" (Isaías 65:17, 21, 22).

segunda-feira, 28 de abril de 2008

Nossa água de cada dia

Apesar de ter a maior bacia hidrográfica do mundo, o Brasil está no mesmo grupo de escassez de água que o Líbano e a Argélia.
Precisamos começar a agir agora para não termos problemas no futuro. Isso envolve estratégias de ação. Uma delas é usar a água de forma eficiente, o que não significa necessariamente abrir mão de confortos, como um mergulho de piscina. O segredo é adotar tecnologias mais eficazes. Você pode entrar em harmonia com o meio ambiente dentro da sua própria casa.

Quando descobriu isso, há três anos, o empresário paulista Luiz Fernando Lucho do Valle decidiu fundar a incorporadora Esfera e passou a construir condomínios residenciais com alguns cuidados extras: a água do chuveiro e da pia é tratada e reutilizada nos vasos; a água coletada da chuva é usada para irrigar os jardins; os chuveiros têm redutores de vazão; as torneiras só liberam água quando você aperta um botão. Segundo o empresário, esses cuidados podem reduzir em até 30% a taxa do condomínio.

Alguns equipamentos simples têm grande poder para reduzir o desperdício de água. Outra solução válida é a válvula descarga que funciona com dois botões: um, para dejetos líquidos, libera metade da água do reservatório e o outro, para os sólidos, despeja a carga total.

Em apenas algumas décadas, nosso consumo excessivo poderá afetar nosso estilo de vida. Entender que vivemos escassez de água é difícil para um brasileiro. Aprendemos na escola que o Brasil tem a maior bacia hidrográfica do planeta e foi abençoado com chuvas tropicais abundantes. Muitos imaginavam que o Brasil um dia poderia vender água para o mundo. Mas o país mal dá conta de abastecer sua população.

Fonte: Revista Época

LifeStraw - Como salvar uma vida

A imagem pode parecer meio chocante - crianças africanas bebendo água diretamente de um rio - mas por incrível que pareça, ela é uma imagem de esperança. As crianças estão usando o LifeStraw - em português, canudo da vida - um purificador de água portátil que elimina 99% das bactérias da água e filtra partículas de até 15 mícrons (1 mícron equivale à milésima parte de um milímetro).

Em todo o mundo, cerca de 1 bilhão de pessoas não têm acesso à água potável. Ao invés de ficar lendo sobre estatísticas aterradoras, você pode ajudar efetivamente a mudar essa situação. O site do LifeStraw aceita doações de todas as partes do mundo via PayPal ou cartão de crédito internacional. Um canudo, enviado para as regiões em conflito na África custa apenas €3,50 e pode ser usado durante um ano.

(Mude o Mundo)

Papel ou plástico?

Acho que esse é um ótimo exemplo de como ações individuais podem ser mais efetivas que aquelas realizadas por governos ou corporações.

Enquanto no Brasil as sacolinhas de plástico aindam reinam soberanas nos supermercados, nos EUA e na Europa elas já são vistas com maus olhos. Por pressão dos ambientalistas, da população e até do governo, supermercados vêm procurando alternativas para oferecer aos clientes, como sacolinhas biodegradáveis, cobradas à parte ou então, de papel.

Porém, ao contrário do mito popular, sacolas de papel são menos sustentáveis do que as de plástico, pois consomem mais energia em sua produção e são mais pesadas (o que encarece o transporte). Sua única vantagem é o fato de que o papel pode ser usado na compostagem, ao contrário do plástico.

Isso nos leva à questão que levantei no post: a solução para o problema das sacolinhas plásticas não vai vir “de cima”, e sim, de dentro da consciência de cada um. Leve a sua sacola retornável para o supermercado, coloque as compras na mochila ou numa mala, tenha sempre uma sacola extra no porta-malas. Essa sim é a única embalagem “verde” que existe.

O que tem se feito ao redor do mundo:

Exemplos que o Brasil deveria seguir:

Estados Unidos – A cada ano, o país utiliza cem bilhões de sacolas plásticas. Em San Francisco (Califórnia), foram substituídas pelas de papel reciclado. Outra saída encontrada foi usar goma de milho e de batata como matéria-prima para fabricar a embalagem.

Bangladesh – Por favorecer entupimentos em redes de drenagem pluvial, a sacola plástica foi proibida. A medida contempla a fabricação, comercialização e uso.

Irlanda – O governo criou imposto específico para inibir o uso. Com a medida obteve redução de 90%. O recurso arrecadado é destinado às ações de proteção ambiental.

Taiwan – Lojas são proibidas de oferecer sacolas grátis para o cliente, fregueses, sob pena de multa.

África do Sul – Governo proibiu o uso e redigiu penas de multa e prisão.

Índia – Para impedir a ingestão e morte de vacas (animal sagrado), alguns Estados proibiram a produção, estoque, uso, venda e distribuição. Há prisão e multa para o infrator.

Europa - Em muitos países como na França, as sacolas são cobradas à parte, e é muito comum ver as pessoas levando malas de rodinhas para o supermercado.

Austrália - Apesar de serem distribuídas gratuitamente, os supermercados fazem campanhas de conscientização entre seus clientes.

E você oque acha disso?? Deixe sua opinião.

sexta-feira, 25 de abril de 2008

Trânsito - Grandalhões na Mira

No mês em que a prefeitura prepara novas medidas para restringir o tráfego de caminhões, Veja São Paulo acompanhou a rotina de seis motoristas que cruzam a cidade ou circulam por aqui em meio ao tráfego caótico

Os 230 000 caminhões que rodam diariamente pela cidade se tornaram cada vez mais indesejados. Desde o último dia 1º, a prefeitura estuda medidas para fechar ainda mais o cerco - e as ruas de São Paulo - a esses grandalhões. Está em discussão um decreto que deve proibir esses veículos de circular, estacionar, carregar ou descarregar entre 5 e 21 horas numa área de 100 quilômetros quadrados do centro expandido. Ou seja: entregas, só à noite e de madrugada. Se o prefeito Gilberto Kassab de fato sacramentar esse conjunto de medidas corajosas, o que pode acontecer em maio, haverá uma mudança em todo o sistema de entrega da cidade. A área de restrição atual é de apenas 24,5 quilômetros quadrados do centro expandido. Dentro dela, os caminhões hoje não podem rodar das 10 às 20 horas. Eles também terão de respeitar o rodízio, o que nunca precisaram fazer desde que a restrição foi criada, em 1997. A regra valerá, inclusive, para os 40 000 veículos que cruzam nossas marginais em direção a outras rodovias.

"Estamos na idade da pedra em relação ao transporte de carga", afirma o secretário municipal de Transportes, Alexandre de Moraes. "Não existe capital no mundo que permita a circulação de caminhões durante o dia inteiro."

(Planeta Sustentável)

Nota: Em nosso município de Mairiporã não circulam 230 000 caminhões como na capital São Paulo, porém aqui o trânsito apresenta-se caótico com uma quantidade muito grande de caminhões cruzando a cidade estragando o asfalto e criando um congestionamento terrível. A exemplo de São Paulo esperamos que nossos políticos criem soluções para o sistema de transportes em Mairiporã. [RPC]

terça-feira, 22 de abril de 2008

Tremor de terra atinge São Paulo, Paraná e Rio de Janeiro

Tremor foi sentido em vários pontos do estado no final da noite desta terça-feira (22).
Corpo de Bombeiros e Polícia Militar registraram chamadas sobre incidente.
Um tremor de terra de 5,2 graus na escala Richter foi sentido no final da noite desta terça-feira (22) em São Paulo, Paraná e Rio de Janeiro. De acordo com o Observatório Sismológico da Universidade de Brasília (UnB) o tremor ocorreu a 270 km de São Paulo, às 21h e durou cerca de cinco segundos. O epicentro foi localizado no Oceano Atlântico.

Segundo Jorge Sand, coordenador do observatório da UnB, essa região tem uma atividade sísmica grande por ser uma plataforma continental, com interfaces de regiões mais densas e menos densas.

Entenda como ocorrem os tremores

O tremor foi sentido em vários pontos da capital paulista e de cidades do interior e do litoral. Sand acredita que as cidades de São Vicente, a 74 km de SP, e São José dos Campos, a 91 km da capital paulista, também tenham sentido os efeitos do tremor.

No Paraná, o tremor foi sentido em Curitiba e em São José dos Pinhais. Não há registros de danos em imóveis e nem feridos.

No Rio de Janeiro, a Defesa Civil informou que recebeu chamados de tremor de terra em vários pontos do estado. Segundo o órgão, foram registrados casos em Vila da Penha, Brás de Pina, Ilha do Governador, no subúrbio do Rio, em Jacarepaguá, na Zona Oeste. Em Jacarepaguá, moradores disseram que sentiram os tremores de terra por cerca de dois segundos. A Defesa Civil enviou técnicos para a região do Largo do Bicão para analisar os chamados. Não há registros de estragos.

A Defesa Civil de Angra dos Reis, na Região Sul Fluminense, informou que, por volta das 21h, houve um tremor que durou poucos segundos em alguns bairros do município. De acordo com o órgão, também não há registros de estragos.

Segundo Joaquim Ferreira, coordenador do laboratório da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), informações do Serviço de Geologia dos Estados Unidos confirmam que o tremor de terra sentido em São Paulo teve 5,2 graus na escala Ritcher e o epicentro ocorreu no litoral paulista.

O Corpo de Bombeiros da cidade de São Paulo informou que sentiu o tremor no prédio da corporação. Segundo os bombeiros, várias ligações de diversos pontos da cidade foram registradas sobre o tremor. A Polícia Militar informou que recebeu várias ligações da região de Santana, Cerqueira César, Avenida Paulista e Aeroporto, com relatos de pessoas que sentiram os prédios nos quais estavam tremer.

Interior
Moradores das cidades de Santos, Peruíbe, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, Paranapicaba e Limeira, todas no interior de SP, também sentiram o fenômeno. Segundo a PM, em Mogi das Cruzes, dois edifícios ficaram trincados por causa dos tremores. O Corpo de Bombeiros está no local está e vai avaliar a necessidade de esvaziar os prédios.

Os bombeiros de São Vicente informaram, às 22h31, que tinham registrado vários telefonemas referentes ao tremor, mas nenhum problema na cidade.

Veja o Vídeo...

(G1 Notícias)

segunda-feira, 21 de abril de 2008

Pais 'forçam' crianças de 4 anos a lutarem boxe na Grã-Bretanha

Lutas com crianças dentro de gaiolas atraem público adulto.

Um documentário produzido por um canal de televisão britânico mostra o circuito das lutas organizadas onde os competidores são crianças com idade a partir de quatro anos.

Intitulado Strictly Baby Fight Club (Clube de Luta Estritamente para Bebês, em tradução livre), o documentário conta a história de cinco crianças que são incentivadas e, por vezes, forçadas pelos pais a competir nas lutas de boxe tailandês organizadas especialmente para crianças.

A prática do Muay Thai, ou boxe tailandês, está se tornando cada vez mais popular na Grã-Bretanha, com cerca de 500 academias registradas.

O filme mostra que o circuito infantil também está se popularizando - em uma das lutas, realizada em março, cerca de mil adultos pagaram ingressos de 35 libras (R$115) para assistir a duas crianças de 10 e 11 anos lutarem em uma espécie de gaiola de ferro.

Segundo o programa, a mentalidade dos organizadores das competições para crianças é a de que "se você é bom o suficiente para lutar, já está pronto, a idade não importa".

Choro
Uma das crianças retratadas no documentário é a menina Miah, que participa das lutas ao lado do irmão gêmeo Kian, de cinco anos. O pai, Darren, matriculou os filhos em uma academia há sete meses e já transformou um cômodo da casa em uma sala de treinamento para as crianças, onde elas praticam pelo menos três vezes por semana.

Além disso, Darren também faz os filhos participarem de lutas organizadas, mesmo com a reação adversa da filha, que chora com freqüência antes dos combates.

"Cada vez que ela entra no ringue, sempre há uma preocupação de que irá chorar", admite o pai. No entanto, ele acredita que a prática do Muay Thai pode incentivar a filha a "cuidar mais de si mesma quando crescer". (leia mais....G1 Notícias)

Nota: "Educa a criança no caminho em que deve andar; e até quando envelhecer não se desviará dele." Provérbios 22:6
Mais uma vez vemos a ganância do homem em querer tirar proveito de tudo que existe até mesmo quando diz respeito ao seu próprio filho. [RPC]

Além das aparências

João, um pai de família, um certo dia, quando voltava do trabalho, dirigindo num trânsito bastante pesado, deparou-se com um senhor que dirigia apressadamente... vinha cortando todo o mundo e, quando se aproximou do carro de João, deu-lhe uma tremenda fechada,já que precisava atravessar para a outra pista.

Naquela hora, a vontade de João foi de xingá-lo e impedir sua passagem, mas logo pensou: “Coitado! Se ele está tão nervoso e apressado assim... Vai ver que está com um problema sério e precisando chegar logo ao seu destino”.

Pensando assim, foi diminuindo a marcha e o deixou passar. Chegando em casa, João recebeu a notícia de que seu filho de três anos havia sofrido um acidente e fora levado ao hospital pela sua esposa.

Imediatamente seguiu para lá e, quando chegou, sua esposa veio ao seu encontro e o tranqüilizou dizendo: “Graças a Deus está tudo bem, pois o médico chegou a tempo para socorrer nosso filho. Ele já está fora de perigo”.

João, aliviado, pediu que sua esposa o levasse até o médico para agradecer-lhe. Qual não foi sua surpresa quando percebeu que o médico era aquele senhor apressado para o qual ele havia dado passagem!

“Procure ver as pessoas além das aparências". Imagine que por trás de uma atitude, existe uma história, um motivo que leva a pessoa a agir de determinada forma. Pense nisso! [RPC]

Nova lei britânica causa protesto de médiuns

Um grupo de médiuns e videntes da Grã-Bretanha vai realizar um protesto contra uma nova lei de proteção do consumidor que deve facilitar os processos em casos de clientes insatisfeitos com seus serviços.
Segundo Naomi Grimley, correspondente da BBC, como alguns destes videntes cobram pelas consultas, a nova lei passará a classificá-los como "comerciantes".

As novas regras da União Européia têm o objetivo de proteger todos que forem enganados por comerciantes, não importando qual a mercadoria que está sendo vendida. As mudanças serão colocadas em prática a partir de maio.

Alguns médiuns já começaram a divulgar, em suas propagandas, alertas em que se eximem de responsabilidades, como por exemplo: "isso é apenas uma experiência, os resultados podem não ser garantidos".

O grupo também vai entregar uma petição com 5 mil nomes ao gabinete do primeiro-ministro britânico, Gordon Brown.

(BBCBrasil)

Nota.: Em Miquéias 3:7 " E os videntes se envergonharão, e os adivinhadores se confundirão, sim, todos eles cobrirão os seus lábios, porque não haverá resposta de Deus."
Se as previsões desse pessoal são tão confiáveis, por que todo esse medo e revolta? E se eles realmente conhecem o futuro, por que a surpresa com a lei? Deus dá a salvação gratuitamente. [RPC]

quinta-feira, 17 de abril de 2008

Pasteur e a Bíblia

Um senhor de 70 anos viajava de trem tendo ao seu lado um jovem universitário, que lia seu livro de ciências. O senhor, por sua vez, lia um livro de capa preta. Foi quando o jovem percebeu que se tratava da Bíblia e estava aberta no livro de Marcos. Sem muita cerimônia o jovem interrompeu a leitura do ancião e perguntou:

- O senhor ainda acredita nesse livro cheio de fábulas e crendices?

- Sim, mas não é um livro de crendices. É a Palavra de Deus. Estou errado?

- Mas é claro que está! Creio que o senhor deveria estudar a História Universal. Veria que a Revolução Francesa, ocorrida há mais de 100 anos, mostrou a miopia da religião. Somente pessoas sem cultura ainda crêem que Deus tenha criado o mundo em seis dias. O senhor deveria conhecer um pouco mais sobre o que os nossos cientistas pensam e dizem sobre tudo isso.

- É mesmo? E o que pensam e dizem os nossos cientistas sobre a Bíblia?

- Bem - respondeu o universitário -, como vou descer na próxima estação, falta-me tempo agora, mas deixe o seu cartão que eu lhe enviarei o material pelo correio com a máxima urgência.

O senhor cuidadosamente abriu o bolso interno do paletó e deu um cartão ao universitário. Quando o jovem leu o que estava escrito, saiu cabisbaixo, sentindo-se pior que uma ameba. No cartão estava escrito:

"Professor Doutor Louis Pasteur, diretor geral do Instituto de Pesquisas Científicas da Universidade Nacional da França."


"No princípio criou Deus os céus e a terra."(Gên. 1.1)

Opiniões sobre pesquisa de células-tronco

Lenize Aparecida Martins professora-adjunta do Departamento de Biologia Celular da Universidade de Brasília (UnB)
Lenize: "O embrião é um indivíduo, inclusive na sua primeira fase de desenvolvimento".

Para a especialista, há um embasamento científico claro de que a vida humana começa na fecundação.”No primeiro momento, na fecundação, já estão definidas as características únicas de um indivíduo.Todas as suas características genéticas estão reunidas, portanto, o embrião já é um indivíduo, sem cópia igual”, defendeu.

Para Lenize Aparecida, os termos “pré embrião”e “montinho de células” não existem: “Se o embrião não é um ser humano desde a sua primeira fase de desenvolvimento, o que ele é? A que espécie ele pertence?”, indagou.



Cláudia Maria de Castro Batista, professora-adjunta da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
Cláudia Batista: “Somos humanos a partir do momento da fecundação e a dignidade humana está lá, intrínseca”.Para a especialista, a vida humana é um processo contínuo, coordenado e progressivo que começa a partir da fecundação do óvulo pelo espermatozóide. "A mudança que passamos ao longo da vida é apenas funcional,e não genética”, afirmou.

Cláudia Batista citou Robert Spalmann, professor emérito de filosofia da Universidade de Maunchen: "Spalmann diz que a primeira célula que surge da fecundação é viva, já é vida. É a fecundação que permite que o desenvolvimento do indivíduo seja disparado", afirmou.

Sobre os que argumentam que o zigoto é um ser humano em potencial, Cláudia analisa: "O começo da vida está no início do início do processo e não no início do final, ou seja, temos que respeitar o ser humano a partir da fecundação.A sustentação desta afirmativa é biológica e o argumento é racional", afirmou.


(Projeto Ghente)

Nota: Interessante como existem pessoas abençoadas e conscientes e outras que simplesmente ignoram seu Criador.[RPC]

Algumas reflexões sobre células-tronco

Ao começar a refletir sobre estes temas tão polêmicos, gostaria de afirmar que a Igreja defende a pesquisa científica, sobretudo quando se pensa que essa pesquisa pode nos levar à cura das doenças que afligem a humanidade.

O que a Igreja quer frisar é que a ciência também tem de respeitar os direitos do homem. Não se trata, aqui, de defender a vida a partir de argumentos de fé. Trata-se de usar a razão para defender o valor absoluto de cada pessoa humana.

Quando a pesquisa científica diz respeito à vida humana, os limites devem ser definidos de maneira muito clara, para evitar que se manipule a vida de um ser humano desprotegido em favor de outro ser humano mais favorecido.

Não devemos ter medo de pôr limites à ciência. Devemos ter medo, sim, de uma ciência que, sem reconhecer limites éticos, acaba pondo em risco a vida humana com os desequilíbrios que provoca no sistema ecológico, nos relacionamentos entre ricos e pobres, e com sua participação na produção de armas.

Voltando ao problema da pesquisa com células-tronco, é evidente que essa pesquisa representa uma grande possibilidade para o desenvolvimento da ciência médica. Uma coisa que não se comenta é que todos os tecidos do corpo humano produzem células-tronco. Os especialistas em medicina celular sabem que pesquisas com células-tronco de tecidos adultos já deram resultados muito melhores, porque menos sujeitos a produzirem tumores.

Seja como for, por que a Igreja é contrária à utilização de células embrionárias? Porque o embrião é um ser humano em sentido pleno. Não se pode usar a vida de um homem para tratar a vida de um outro. Qualquer ser humano, rico ou pobre, jovem ou velho, de qualquer raça, tem um valor absoluto.
O problema, então, é reconhecer que o embrião já é um ser humano.Quem define quando é que a vida começa? Pela própria ciência se pode chegar a uma conclusão clara: quando o espermatozóide se une ao óvulo, nasce o embrião em sua primeira fase. O embrião, nesse momento, já está completo. Contém em si todas as informações necessárias ao novo ser humano. O que falta é apenas o tempo e a alimentação da vida para que chegue a seu pleno desenvolvimento.

Mais uma vez, quero frisar que não estou usando argumentos "religiosos" ou de fé para chegar a essa conclusão: é só olhar para o estágio de desenvolvimento da própria pesquisa científica. Poderíamos nos perguntar por que muitos cientistas reconhecem esse fato, ao passo que outros tantos não o reconhecem.

O ponto em questão é aquele pelo qual iniciei esta minha reflexão: deve a ciência respeitar limites éticos ou o que se deve é defender seu progresso a qualquer custo? É a ciência que está em função do ser humano, de cada homem, de cada mulher e não o ser humano que está em função da Ciência.

A mídia tem explorado os testemunhos de portadores de doenças crônicas para as quais ainda não existem tratamentos que, justa e honestamente, buscam a cura para seus males. Esses testemunhos muitas vezes visam sensibilizar a opinião pública no sentido de se obter a rápida aprovação de leis que autorizem os cientistas a utilizarem embriões humanos como se isso pudesse "apressar" os resultados desses trabalhos de pesquisa, o que não é verdade porque as pesquisas com células-tronco retiradas de outros tecidos humanos (placenta, medula, entre outros) continuam se desenvolvendo a passos largos, no sentido de se alcançar os benefícios para a saúde de todos, o que é também o anseio da Igreja.

O que fazer com as pessoas doentes que poderiam esperar ser curadas a partir do uso da vida de embriões humanos? É preciso cuidar delas. Tenho certeza de que ninguém quer salvar sua vida à custa da vida de outro homem inocente.
Vando Valentini
Coordenador do Núcleo Fé e Cultura da PUC/SP

Nota: Queridos, sejamos conscientes daquilo que Deus nos ensina em suas sagradas escrituras e tenhamos cuidado com a mídia que deturpa e destrói a cada dia esse nosso entendimento. Que Deus nos dê sabedoria para lidarmos com essa delicada situação, pois a matéria prima que os cientistas querem utilizar não tem preço. Deixo aqui uma pergunta .. Quanto vale a sua vida? [RPC].

quarta-feira, 16 de abril de 2008

Milhares de peixes agonizam no Gravataí

Mortandade é conseqüência da poluição e da falta de oxigenação nas margens do rio.

Canoas - A grande quantidade de esgoto depositado in natura no rio Gravataí está tornando a sobrevivência de milhões de peixes praticamente impossível. Na manhã desta terla, a falta de oxigenação da água causou a mortandade de espécies como lambaris, brancas, birus e tilápias, as mais sensíveis, e cascudos, pintados e jundiás, que, após a chuva do final de semana, migraram para as margens do rio. "Mais uma vez, a poluição deixa a vida no Gravataí ameaçada. Já contabilizamos a morte de milhares de peixes. Se a própria ação da natureza não mudar as correntes dos ventos ou trazer novas chuvas, prevemos uma tragédia maior que a mortandade no rio dos Sinos", anuncia o presidente da ONG Associação de Pesquisa e Técnicas Ambientais (Apta), Clóvis Braga.

Segundo o ambientalista, durante o verão - em função do calor - a situação do rio piora pela falta de chuvas. "Neste período, o oxigênio das água atinge nível zero porque o esgoto se concentra nas margens. A chuva do último domingo trouxe vida ao rio (aumentando o nível de oxigênio). Isso fez com que os peixes subissem o Delta do Jacuí em direção à cabeceira, no ponto de confluência entre a ponte de Cachoeirinha e o arroio das Garças", explica Braga. Em função do vento leste, as águas neste trecho de cinco quilômetros baixaram para o nível normal na madrugada de terça-feira.

Por volta das 10 horas, uma equipe da Fepam se dirigiu até o arroio das Garças, no bairro Rio Branco, para avaliar a situação. No local, técnicos ambientais coletaram amostras de água e peixes para investigar o motivo da mortandade. O trabalho teve continuidade à tarde. Dois amostradores da Fepam mediram os níveis de oxigênio e coletaram peixes em cinco locais do rio, no trecho de cinco quilômetros entre a ponte da BR-116, em Canoas, e da BR-290, em Cachoeirinha. A medição foi acompanhada por técnicos do Serviço de Emergência Ambiental da Fepam, em lancha cedida pela Apta.

(ZipTop)

segunda-feira, 14 de abril de 2008

Obstáculos

Se você colocar um falcão em um cercado de um metro quadrado, e inteiramente aberto por cima, o pássaro, apesar de sua habilidade para o vôo, será um prisioneiro. A razão é que um falcão sempre começa seu vôo com uma pequena corrida em terra. Sem espaço para correr, nem mesmo tentará voar e permanecerá um prisioneiro pelo resto da vida, nessa pequena cadeia sem teto.

O morcego, criatura notavelmente ágil no ar, não pode sair de um lugar nivelado. Se for colocado em um piso completamente plano, tudo que ele conseguirá fazer é procurando alguma ligeira elevação de onde possa se lançar.

Um zangão, se cair em um pote aberto, ficará lá até morrer ou ser removido. Ele não vê a saída no alto, por isso, persiste em tentar sair pelos lados, próximo ao fundo. Procurará uma maneira de sair onde não existe nenhuma, até que se destrua completamente, de tanto atirar-se contra o fundo do vidro.

Há pessoas como o falcão, o morcego e o zangão: atiram-se obstinadamente contra os obstáculos, sem perceber que a saída está logo acima. Se você está como um zangão, um morcego ou um falcão, cercado de problemas por todos os lados, olhe para cima!

Deus é a solução de TODOS os problemas.

Creia em Jesus e no poder redentor da Cruz.

O Senhor morreu para que você tenha vida abundante. Nunca duvide disso!

Olhe para o alto e busque a Deus.

Dobre seus joelhos e derrame seu coração ao Senhor Jesus. Deus nunca deixa de responder àqueles que vão até Ele. "Clama a mim e responder-te-ei e anunciar-te-ei coisas grandes e ocultas que não sabes." Jeremias 33:3

Vírus de computador já são mais de um milhão

É o que revela um estudo da empresa de segurança na internet Symantec. A maioria destes vírus foi criada nos últimos doze meses.

Os "cibercriminosos" criam novos programas maliciosos a fim de enganar o rastreamento dos antivírus. De acordo com a Symantec, no segundo semestre de 2007 quase meio milhão de novos vírus foram identificados. Em todo o ano passado detectou-se mais de 700 mil deles pela primeira vez.

O estudo contabilizou exatamente 1.122.311 vírus circulando pela internet. Entre a grande variedade deles, os chamados keyloggers são capazes de registrar o que se digita no teclado e se ativa quando o usuário entra em determinados sites.

(Opinião e Notícia)

Nova tecnologia simula o tato através do computador

Uma nova técnica, conhecida como haptics, reproduz o sentido do tato em computadores e celulares por meio de comandos eletrônicos, permitindo sentir as propriedades físicas e os movimentos dos objetos representados na tela.

No mês passado, a Samsung lançou na Coréia do Sul um telefone celular touch screen, como o iPhone. No entanto, ao pressioná-lo, o usuário tem a sensação é a de estar apertando teclas convencionais, daquelas que se movem.

Quando utilizada em computadores, a nova técnica tem inúmeras funcionalidades. Permite, por exemplo, que um jogador de videogame, numa cena de luta, sinta os golpes ou tiros que seu personagem recebe na tela no local exato do corpo onde eles foram desferidos. Para isso, basta estar equipado com um colete especial

(Opinião e Notícia)

quinta-feira, 10 de abril de 2008

Cientistas transformam células de pacientes em células-tronco

Cientistas americanos retiraram células da pele de pacientes com oito doenças diferentes e as transformaram em células-tronco.
A pesquisa realizada pela Harvard Medical School, dos Estados Unidos, indica que os cientistas estão agora mais próximos de usar células-tronco dos próprios pacientes para tratá-los.

As células foram criadas a partir de tecidos de pacientes com males como doença de Huntington e distrofia muscular.

As chamadas células-tronco pluripotentes induzidas (IPS, na sigla em inglês) são células adultas criadas para agir como células embriônicas, ou seja, têm a habilidade de desenvolver em qualquer célula do corpo humano.

As células dos tecidos retirados dos pacientes são induzidas a retornar à sua forma embriônica e, depois, redirecionadas para se tornarem células específicas de cada órgão.

O pesquisador Willy Lensch, da Harvard Medical School, disse que a técnica tem um potencial incrível e poderia ajudar os cientistas a entender os primeiros estágios de doenças genéticas.

Em princípio, essas células poderiam ser usadas para tratar várias doenças, desde diabetes à doença de Parkinson.

Além disso, a fórmula evitaria a controvérsia hoje existente em relação às células-tronco criadas a partir de embriões.

Nota: Agora sim estamos no caminho certo. Finalmente estamos pensando em salvar vidas e não em tirá-las. Que Deus nos abençõe e nos dê muita sabedoria. Paz de Jesus.

domingo, 6 de abril de 2008

A Borboleta

Um dia, uma pequena abertura apareceu num casulo. Um homem sentou e observou a borboleta por várias horas, conforme ela se esforçava para fazer com que seu corpo passasse através daquele pequeno buraco. Então, pareceu que ela havia parado de fazer qualquer progresso. Parecia que ela tinha ido o mais longe que podia, e não conseguia ir mais.

O homem decidiu ajudar a borboleta: ele pegou uma tesoura e cortou o restante do casulo. A borboleta saiu facilmente, mas seu corpo estava murcho, era pequeno e tinha asas amassadas.

O homem continuou a observá-la, porque ele esperava que, a qualquer momento, as asas dela se abrissem e esticassem para serem capazes de suportar o corpo que iria se afirmar a tempo.

Nada aconteceu! Na verdade, a borboleta passou o resto de sua vida rastejando com um corpo murcho e asas encolhidas. Ela nunca foi capaz de voar.

O que o homem, com sua gentileza e vontade de ajudar não compreendia, era que o casulo apertado e o esforço necessário à borboleta para passar através da pequena abertura era o modo pelo qual Deus fazia com que o fluído do corpo da borboleta fosse para suas asas, de forma que ela estaria pronta para voar, uma vez que estivesse livre do casulo.

Algumas vezes, o esforço é justamente o que precisamos em nossa vida. Se Deus nos permitisse passar através de nossas vidas sem quaisquer obstáculos, ele nos deixaria aleijados. Nós não seríamos tão fortes como poderíamos ter sido. Nós nunca poderíamos voar.

“Eu pedi forças... e Deus deu-me dificuldades para fazer-me forte.

Eu pedi sabedoria... e Deus deu-me problemas para resolver.

Eu pedi coragem... e Deus deu-me obstáculos para superar.

Eu pedi amor... e Deus deu-me oportunidades.

Eu pedi favores... e Deus deu-me deveres.

Eu não recebi nada do que pedi... mas, eu recebi tudo que precisava”.

Que Deus Todo Poderoso derrame bençãos sobre todos nós.

quarta-feira, 2 de abril de 2008

Os índios querem recompensa

Os índios, ribeirinhos e outros povos da floresta querem receber alguma recompensa por cuidarem bem da vegetação nativa. Só os índios têm reservas que somam 21% do território amazônico. Eles estão reunidos para organizar essa demanda no workshop Latino-Americano Mudanças Climáticas e Povo da Floresta, em Manaus. O evento reúne representantes de etnias de dez países latino-americanos (Brasil, Colômbia, Costa Rica, Guiana, Guiana Francesa, Paraguai, Nicarágua, Venezuela, Suriname e Panamá). Eles querem sugerir um mecanismo de transferência de recursos para o acordo internacional do clima que vai substituir o Protocolo de Quioto em 2012.

“Hoje, todo mundo pede socorro para salvar o planeta” diz, Jecinaldo Sateré, presidente da Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia (Coiab).“Mas continuam a criar PACs, com projetos de grandes hidrelétricas e outros que nos afetam diretamente. Falta consciência à sociedade e mais prática e menos discurso aos governos. Nossos território são o que há de mais sagrado e o defenderemos como se fosse a nossa mãe.”

(Blog do Planeta)

terça-feira, 1 de abril de 2008

Meteorito poderia estar por trás da lenda de Sodoma e Gomorra

A trajetória de um meteorito e sua posterior explosão em 3123 a.C. poderiam explicar a lenda bíblica da destruição das cidades de Sodoma e Gomorra em meio a uma chuva de fogo e enxofre, segundo um cientista da Universidade inglesa de Bristol.

A descoberta ocorreu depois de ter sido decifrada uma tábua de argila do Museu Britânico que tem inscrições cuneiformes e que data de 700 a.C, trabalho realizado por um professor de Aeronáutica da Universidade de Bristol, Mark Hempsell.

Em entrevista à Agência Efe, Hempsell indicou que o deciframento da mensagem da tábua de argila permite explicar alguns eventos ocorridos na primeira etapa da Idade de Bronze.

Nela, um escriba copiou as observações feitas por um astrônomo sumério em 29 de junho de 3123 a.C., entre as quais se encontra a trajetória de um asteróide antes de impactar com a Terra.

Isso não só poderia explicar a lenda de Sodoma e Gomorra (localizadas em algum lugar da região do mar Morto), mas a trajetória descrita pelo astrônomo há mais de cinco mil anos serve para responder ao enigma do deslizamento de terras que existe em Köfels (Áustria).

Como um meteorito pôde destruir Sodoma e Gomorra, no Oriente Médio, provocar um deslizamento de terras de cinco quilômetros na Áustria e se dissipar sem deixar uma cratera? Mark Hempsell descobriu as respostas após decifrar a argila suméria.

Graças a softwares capazes de simular o céu de há milhares de anos e as descrições milenares, Hempsell e o diretor da Reaction Engines Ltda, Alan Bond, chegaram à conclusão de que o meteorito colidiu com uma montanha antes atingir Köfels.

Isto fez com que explodisse e se transformasse em uma bola de fogo durante sua viagem vale abaixo, o que explicaria o deslizamento de terras e o fato de não haver cratera, já que, ao ocorrer a colisão em Köfels, o material do meteorito não era sólido.

A explosão do asteróide originou uma nuvem com gases e materiais em suspensão a temperaturas elevadas que viajou até o Leste do Mediterrâneo, alcançando Egito, e que pode ter causado a morte e a destruição de povoações inteiras.

O professor afirmou à Agência Efe que acredita que os efeitos do meteorito deram lugar à lenda de Sodoma e Gomorra, na qual se conta que Deus destruiu estas cidades pecadoras com fogo e enxofre.

A Bíblia, em Gênesis, diz que "O Senhor fez então cair sobre Sodoma e Gomorra uma chuva de enxofre e de fogo", que é, segundo os cientistas, a descrição mais parecida com uma tempestade de meteoritos.

No entanto, Hempsell se mostrou aberto a que outros pesquisadores dêem palpites sobre o assunto e levantem novas hipóteses sobre o que aconteceu com as duas cidades.

A tábua cuneiforme, crucial para estas descobertas e conhecida como "planisfério", foi encontrada no Real Palacio de Ninawa (no Iraque) em meados de século XIX e se transformou em um objeto de estudo de muitos pesquisadores.

(ZipTop)

Nota: Impressiona como o homem se debruça na pesquisa científica de acontecimentos e ao mesmo tempo ignora o Criador de todas as coisas. Quem lê esse texto, "pesquise" também e reflita na causa da destruição daquelas cidades. "Ora, eram maus os homens de Sodoma, e grandes pecadores contra o SENHOR" Gn.13:13 Toda perversão e pecados cometido foram severamente punidos com fogo e enxofre! Da mesma forma será com todo aquele que não se arrepender e for batizado em Cristo Jesus! Leia João 3:16 Atos.2:38

Em Gênesis 19 a palavra do SENHOR já esta declarado oque hoje a ciência tenta confirmar....
E ao amanhecer os anjos apertaram com Ló, dizendo: Levanta-te, toma tua mulher e tuas duas filhas que aqui estão, para que não pereças na injustiça desta cidade.

Ele, porém, demorava-se, e aqueles homens lhe pegaram pela mão, e pela mão de sua mulher e de suas duas filhas, sendo-lhe o SENHOR misericordioso, e tiraram-no, e puseram-no fora da cidade. (Gen 19:15-16)

Então o SENHOR fez chover enxofre e fogo, do SENHOR desde os céus, sobre Sodoma e Gomorra;
E destruiu aquelas cidades e toda aquela campina, e todos os moradores daquelas cidades, e o que nascia da terra. (Gen 19:24-25)
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...