domingo, 13 de julho de 2008

Na Balada da Vida

Quando somos jovens, nossa relação com o tempo é muito diferente. Vivemos mais intensamente, não pensamos no amanhã e curtimos ao máximo as oportunidades que aparecem no momento.

As baladas, a escola, as paixões, os amigos, os namoricos, cinemas, atividades esportivas, tudo é tão bom que sobra pouco tempo para pensar no futuro. Afinal, eu não sei nem direito o que quero fazer da vida, quanto mais pensar no meu futuro, não é verdade?

Enquanto a maioria dos adolescentes e jovens pensam nisso como a única preocupação da vida, outros começam a construir o seu destino! Alguns estão preocupados, pois estão vendo que o mercado está difícil, os melhores empregos vão ficar apenas aos que se destacarem, as melhores faculdades só tem espaço para os mais focados, os melhores salários são reservados a poucos.

Conheci um jovem de 16 anos, que participava numa entrevista para uma vaga de estagiário em programação, que ainda no ensino médio, deu uma lição de vida. Estuda em uma escola pública, pois a sua família tem poucas condições. Perguntaram a ele qual eram os sonhos dele para curto e longo prazo, ai ele retrucou:

“…não são sonhos! São projetos ainda não realizados. A curto prazo vou conseguir um estágio remunerado, que me permita comprar meu computador e livros para eu estudar. Assim que eu aprender o suficiente, irei conseguir um bom emprego e me tornarei gerente. Depois, um dia, vou abrir minha própria empresa de software.”

O que você acha que esse menino está fazendo? Ele aproveita a vida como qualquer adolescente normal, mas colocou na cabeça um foco para onde ele deve caminhar! Ele saiu do comum!!! E você?

Aproveite que as férias começaram e faça deste um ano diferente. Que seja o primeiro ano na sua vida para a construção do resto dos anos do seu futuro! Chega de ficar deixando para depois.

Se você acha que já sabe o que pretende fazer de faculdade e trabalhar no futuro, por que esperar 4 ou 5 anos pela faculdade? Apenas 30% dos formandos atuam na área que se formaram, são quase 3.500 horas desperdiçadas! Que tal experimentaram antes?

Que tal aproveitar este ano para experimentar sua futura profissão? Quer ser advogado? Fale com conhecidos e veja quem pode conseguir para você 1 semana vivendo dentro de um escritório de advocacia. Quer ser programador? Mande uma carta para uma empresa e peça para conhecer o ambiente e viver a profissão por alguns dias. Quem sabe até não experimentar isso por mais tempo? Isso vai ajudar você a começar a descobrir se realmente vale gastar tanto tempo para viver nessa profissão!

Não faça desse ano mais uma vida de escola, balada, amigos. Tenha tudo isso, mas coloque seu futuro nesse programa também! Pare de perder tempo com bobeiras e comece hoje a fazer o que alguns demoram anos para descobrir.

Idade não tem nada a ver com capacidade. São coisas totalmente diferentes. Você pode HOJE focar naquilo que gostaria de ser AMANHÃ. Se for dar certo ou não, pelo menos você saiu do lugar e no mínimo conquistou experiência que fará muita diferença.

YOUTUBE, ORKUT, MSN, MYSPACE, RPG é MUITO LEGAL, MAS FUTURO TAMBÉM É!

JÁ ESTAMOS NA METADE DE 2008, NÃO DEIXE ESSE SER APENAS MAIS UM ANO NA SUA VIDA. QUE TAL VIVER SUA VOCAÇÃO DESDE JÁ?

p.s. 1: Sobre o estagiário, quando terminou todas as entrevistas, ele já tinha sido contratado por outra empresa! O que não foi nenhuma surpresa!

p.s. 2: Fique a vontade para me escrever. Conte sua história. Fale o que gostaria de ser no futuro, me fale o que irá fazer esse ano.

Deus te abençõe!

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...