terça-feira, 22 de julho de 2008

Bem aventurados os que choram, porque serão consolados

Vimos que o primeiro degrau para a felicidade é reconhecer que não se tem nada, isto é, ter o coração de pobre. É nesse sentido que Jesus coloca a humildade no topo da virtude, ou melhor, a coloca como a virtude que abre a porta para as outras.

Hoje nesta terça-feira, estivemos reunidos com a permissão de nosso Deus, na casa do irmão Nelson Boni onde o Pr Felipe continua os estudos com das Bem aventuranças. " Bem aventurados os que choram, porque eles serão consolados" (Mateus 5:4)

Seria o mesmo que dizer " Felizes os Infelizes". Mas que tipo de choro é esse?
  • NÃO se trata de uma tristeza falsa, de um choro enganador, um choro para impressionar assim como os Fariseus desfiguravam seus rostos afim de se mostrarem tristes externamente e Jesus Cristo os repreende dizendo que não quer aparências.
  • Não é como você chorar porque está desanimado da vida, querendo largar tudo e, reclamando, diz: ninguém me entende, ninguém me respeita etc., etc. Não é desse choro que o Senhor está falando. Não é também um choro aflito, desesperado (ai, meu marido está desempregado, eu não vou bem na escola...). Não é esse choro que o Senhor quer. Não é esse o choro do discípulo. Não é tampouco um choro de um interesse próprio (ah, eu quero isso para mim), e choramos até conseguir ,não é este choro egoísta e carnal.
  • NÃO é um choro de remorso e não de arrependimento assim com Judas (o traidor)
    não é um choro por medo das consequências do pecado (Só choram depois de desconberto, pego em flagrante) temos como exemplo: Caim irmão de Abel que por inveja matou seu irmão e quando Deus o procurou, Caim disse por acaso sou seu tutor?

  • Podemos dizer que trata-se de um choro fruto da convicção do pecado, é você chorar a ponto de reconhecer a sua pobreza espiritual, de falar: “estou completamente falido espiritualmente, não tenho nada”; e dizer: “Mestre, eu preciso da Sua graça”.
É a tristeza quando reconhecemos nossa morte espiritual a exemplo da mulher pecadora que lavou os pés de Jesus e depois secou com seus cabelos, assim como Pedro que chorou amargamente após ter negado Jesus . Davi no Salmo 51 reconhece suas trangressões e seus pecados.

Meu amado, muita gente não chora mais por causa de Jesus. Chora, sim, por causa da novela, da namorada, do desemprego, chora por causa de tudo, mas não chora por causa do Senhor Jesus. Meu amado, você precisa experimentar o poder de Deus aí na sua casa agora e orar, e clamar, e pedir, e chorar, aos prantos: “Mestre, estou falido, não sou nada, sou pecador, sou pequeno, preciso da Sua graça”.

Algumas razões para se perder a capacidade de chorar pelo pecado:

- Rebeldia (Hebraico) seria como virar as costas para Deus, não aceitar suas leis.
    - Ingratidão com a cruz de Cristo, ou seja, não aceitar o sacrifício de Jesus e o envio do Espírito Santo foram inúteis.
    - Separados de Deus ( seria o mesmo que um peixe não querer viver na água)

    Queridos devemos ter a certeza que não existem pecados que não sejam perdoados pela misericórdia de Deus, porém existem pessoas que pensam que Deus não leva em conta seus pecados e pedoa tudo, estão totalmente enganados. Deus convida o pecador para se converter a Ele, seguir os seus caminhos para se obter a verdadeira felicidade.

    E quando diz: Serão Consolados - iremos morar com Deus no paraíso, onde Ele enxugará todas suas lágrimas e iremos nos alegrar com Deus para sempre, aquele que chora hoje vai se alegrar eternamente.

    Convidamos a reaprender a chorar pelo pecado.

        "Vamos chorar pela falta de choro"


    Nenhum comentário:

    Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...