domingo, 2 de março de 2008

Pesquisador afirma que embrião humano não é vida

Às vésperas do julgamento de ação de inconstitucionalidade da Lei de Biossegurança pelo Supremo Tribunal Federal (STF), o pesquisador da Fiocruz e presidente da Associação Brasileira de Terapia Celular, o imunologista Ricardo Ribeiro dos Santos, afirmou que um dos principais argumentos para a proibição das pesquisas é "uma mentira". Segundo Santos, por vários critérios, os embriões humanos não podem ser considerados forma de vida. "Embriões são apenas um aglomerado de células, a vida não começa na fecundação do óvulo, mas no início dos impulsos nervosos", diz.

A partir da próxima quarta-feira, os ministros do STF vão julgar uma ação direta de inconstitucionalidade movida pelo ex-procurador-geral da República Claudio Fonteles contra a Lei de Biossegurança (nº 11.105), de 3 anos atrás, que permite o uso de células-tronco embrionárias em pesquisa e terapia. A Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) declarou na sexta-feira que enviará carta ao STF pedindo o deferimento da ação.

O médico Ricardo Ribeiro dos Santos argumenta que a ciência declara um paciente morto quando cessa sua atividade neuronal, a chamada morte nervosa, e que critério semelhante deveria ser usado para determinar o começo de uma vida. "Ora, se o conceito de morte é a ausência de impulso cerebral, como é que se pode admitir que um embrião, que não tem cérebro, esteja vivo?", questiona.

Além disso, de acordo com ele, é possível obter um embrião humano sem a presença do gameta masculino. Isso desqualificaria o conceito da concepção, no seu entender, porque não envolve o espermatozóide. "É possível obter células-tronco através de estímulos com corrente elétrica, a Dolly foi gerada assim", exemplifica.

Santos assegura que, com a proibição das células-tronco embrionárias, entrariam em recesso pesquisas de doenças como o Mal de Parkinson e de Alzheimer e a esclerose múltipla, estudos que coordena há 10 anos na Bahia. Com a proibição das pesquisas com células-tronco, milhares de embriões congelados teriam um destino certo: a pia de seu laboratório.

O presidente da CNBB, d. Geraldo Lyrio, disse na sexta-feira em que a posição da Igreja é que as pesquisas com células-tronco têm por lógica salvar vidas aniquilando outras. "Salvar um e matar outro não é resposta", disse Lyrio.

Porém, a posição não significa, segundo ele, que a Igreja seja insensível ao sofrimento das pessoas. "A Igreja é sensível ao sofrimento de tantas pessoas que desejam a cura e estimula os cientistas para que possam progredir nas pesquisas para que doenças incuráveis possam ter cura, mas não concorda é com a manipulação dos sentimentos das pessoas e o seu desejo de viver, a sua esperança de encontrar uma cura, com informações falsificadas."

O secretário-geral da CNBB, d. Dimas Lara Barbosa, teme que a Lei de Biossegurança possa servir de prerrogativa para a aprovação de outras práticas condenadas pela Igreja Católica. "A Lei de Biossegurança abre caminho para a legalização progressiva do aborto e o desrespeito da vida humana", disse.

Terra Notícias

Nota: Deus se relaciona com pessoas ainda não nascidas. No Salmo 139.16, o salmista diz com referência a Deus: "Os teus olhos me viram a substância ainda informe". O autor se utiliza da palavra golem, traduzida como "substância", para descrever-se a si mesmo enquanto ainda no ventre materno. Ele se utiliza desse termo para se referir ao cuidado pessoal de Deus por ele mesmo durante a primeira parte de seu estado embrionário (desde a nidação até as primeiras semanas de vida), o estado antes do feto estar fisicamente "formado" numa miniatura de ser humano. Sabemos hoje que o embrião é "informe" durante apenas quatro ou cinco semanas. Em outras palavras, mesmo na fase de gestação da "substância ainda informe" (0-4 semanas), Deus diz que Ele se importa com a criança e a está moldando (Salmo 139.13-16).

O Salmo 139.13-16 afirma: "Pois tu formaste o meu interior, tu me teceste no seio de minha mãe. Graças te dou, visto que por modo assombrosamente maravilhoso me formaste... Os meus ossos não te foram encobertos, quando no oculto fui formado, e entretecido como nas profundezas da terra. Os teus olhos me viram a substância ainda informe".

Até quando iremos brincar de Deus? [RPC]

2 comentários:

Anônimo disse...

DEFENDA A VIDA!!!

Assine:
http://www.petitiononline.com/vidasim/

Anônimo disse...

Não concordo
eu defendo a vida e defendo a ciência graças a ela temos remedios hoje e graças a Deus temos inteligencia

http://www.youtube.com/watch?v=Pf9dI3UdWq0&eurl=

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...