segunda-feira, 24 de março de 2008

Mãe, me ajuda com a lição?

A lição de casa é uma etapa fundamental no aprendizado de crianças e adolescentes. "É graças ao trabalho individual que a informação se transforma em conhecimento", explica Norma Ragghianti, diretora pedagógica da Escola Internacional de Alphaville. Nesse momento, o estudante aprende a resolver os exercícios quando está sozinho.

Os pais podem participar, mas não devem resolver a tarefa pelo filho. "O que mais ajuda é perguntar, todos os dias, o que a criança aprendeu na escola. Esse exercício de narrativa a faz relembrar, de forma natural, o que aconteceu em sala de aula", completa Fabiana Litrenta, coordenadora de professores do ensino fundamental da Escola Internacional de Alphaville. Confira as recomendações dos especialistas para não interferir de forma negativa no aprendizado de seus filhos.

Se surgirem dúvidas...

O LIMITE DA AJUDA
Não há nada de errado em colaborar com a criança. Busque a resposta com ela, mas não faça o trabalho por ela.

TELEFONAR PARA UM AMIGO
Talvez, seu filho continue com dúvidas mesmo depois de buscar a resposta no material didático. Então, que tal seu filho telefonar para um colega e pedir ajuda? Essa é uma solução excelente. "Eles vivenciaram a aula juntos e falam a mesma língua."

SE A DÚVIDA PERSISTIR...
Deixar algum exercício em branco, sem resposta, não é falta grave. Esgotadas as alternativas para resolver a questão, é até bom que o aluno volte à escola com a dúvida, para que o professor possa explicar novamente aquele ponto. "Se os pais resolvem as tarefas, não temos como saber quais são as dificuldades dos alunos".

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...