terça-feira, 19 de agosto de 2008

Bem aventurados os que tem fome e sede de justiça

Nesta terça , com o Pr Felipe, estudaremos mais uma bem aventurança:

" Bem aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque eles serão fartos. (Mateus 5:6)

John Robert Walmsley Stott, é um líder da Igreja da Inglaterra que é conhecido com uma das grandes lideranças mundiais evangélica descreve três aspectos da justiça:

1. Aspecto Legal - retribuição, relacionamento do homem com Deus. " Felizes são aqueles que sejam tratados por Deus como sendo justos".

2. Aspecto Moral - Viver dia-a-dia como alguem justo neste mundo, cultivar a justiça, desejar ser verdadeiramente justo em tudo aquilo que faz, ter uma vida de justiça neste mundo obedecendo os princípios de Deus.

3. Aspecto Social - Ser justo para o mundo e seus sememlhantes, para todos os que nos rodeiam tanto para si quanto para todos, buscar a melhoria da sociedade, lutar pela honra da família, pela justiça nos tribunais, lutar contra a corrupção.
Jesus nos ensina que:

Feliz e desejar que Deus o veja como justo; viver como justo; e assim demosntrar a justiça a todos os que nos rodeiam dentro de nosso convívio social.

Fome e sede: essas são necessidades básicas para sobrevivência de qualquer ser vivo. Sem a ingestão de líquidos ou alimentos é impossível que se conserve a vida biológica, mas tão prejudicial quanto ausência de alimento ou liquido é a contaminação daquilo que se ingere.
Às vezes, o desespero da fome e da sede pode levar pessoas a comerem lixo, por isso é que não basta ter fome e sede, mas é necessário ter fome e sede dos alimentos que trarão vida e não morte. Ter fome e sede de justiça e não de injustiça, ou de violência ou vingança pessoal, mas fome de Deus e da sua justiça.

Justiça: agora podemos falar mais claramente do termo e tema mais desafiador do texto que é justiça. Justiça significa dar a cada um o que lhe é de direito. A Bíblia nos ensina que Deus é Justo Juiz. O texto nos desafia a ter sede dessa justiça ou desse juízo divino.

Ter sede de Justiça é ter desespero pela presença e pela manifestação da justiça de Deus para que cada um tenha seus direitos respeitados.

Concluímos, portanto que a plenitude da felicidade ou que os verdadeiramente bem aventurados são aqueles que pelo desespero de vêem a justiça de Deus se manifestando se posicionam com todas as suas forças para promovê-la.

Um cristão autêntico só é de fato feliz, farto, pleno e preenchido de bênçãos quando ele promove a vontade e a justiça de Deus onde ele está plantado. E só será plenamente farto se antes for plenamente faminto e sedento por justiça.

Devemos rever nosso apetite para com Deus. Fome tem, quem esta vivo.

Que Deus Todo Poderoso nos dê a fome e a sede pela justiça!

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...