quinta-feira, 7 de agosto de 2008

Bem aventurados os mansos,... (Mateus 5:5)

Na terça-feira com muita alegria recebemos o estudo da palavra de Deus ministrada pelo Pr.Felipe, em continuação das bem aventuranças de Jesus quando falou a seus discípulos no sermão da montanha.

Todo o Evangelho é um convite para viver das virtudes e dos dons do Espírito Santo. Cada passo da vida de Jesus, cada palavra saída de sua boca nos leva a buscar a Deus com mais amor, a vencer as tentações, a agir bem.

O mundo considera a mansidão o predicado de alguém fraco, uma pessoa sem personalidade, um covarde. Chamar alguém de manso é ofensa em nossa sociedade. Mas Jesus não pensa assim, ele diz que o manso é bem aventurado porque ele herdará a terra.

“Para se ter uma idéia do que a Bíblia considera mansidão veja-se a vida de Moisés. No capítulo 12 de Números o Espírito de Deus testifica que ‘era o varão Moisés mui manso, mais do que todos os homens que havia sobre a terra’. Quando a Palavra de Deus retrata um homem manso ela apresenta-nos alguém a quem jamais atribuiríamos o caráter de mansidão. Mas Deus encontrou a mansidão exemplificada na vida de Moisés, a quem associamos como um homem intrépido, ousado.

Felizes para o mundo são os que dominam, se sobressaem entre as outras pessoas mas Jesus diz que Felizes são os que se submetem aos outros.

Os mansos são os que aprenderam a fugir da agitação do mundo, das brigas, raivas etc. Encontram-se em Deus pelo dom da piedade

Vimos que ser manso...

não é : etiqueta - (bom proceder), educação formal feita em casa sem o conhecimento da palavra de Deus.
não é : equilíbrio emocional externo - se manter no controle, domínio próprio, não ficar nervoso porém como o coração fervendo.
não é : fraqueza - covardia, fugir do confronto. "Porque Deus não nos deu o espírito de temor, mas de fortaleza, e de amor, e de moderação."(II Tim.1:7)
não é : Manutenção da Paz a qualquer custo - (sei que está errado mais vou ficar calado; não falo de Jesus na família porque ela tem várias religiões e não quero confrontos; abro mão da Verdade.

Manso é um fruto do Espírito Santo de Deus. (caridade, alegria, Paz, Longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança (Gálatas 5:22), Portanto mansidão é o dom que só podemos adquirir em nosso coração através do Espírito Santo e não naturalmente.

Ser manso é buscar Deus em oração, é dobrar os joelhos, orar e aprender com Jesus que abriu mão dos direitos como DEUS para morrer por nós na cruz.

Ser manso é suportar injúrias, agressões, não reagir assim como Davi descreve no Salmo 38 "Mas eu, como surdo, não ouvia, e como mudo, não abri a boca... porque em ti, Senhor, espero; tu, Senhor meu Deus, me ouvirás."

Ser manso é ter facilidade em perdoar, ter consciência de quem você é.

Ser manso é reconhecer diante dos outros aquilo que reconhecemos diante de Deus, abrir mão dos direitos e perdoar quando ofendidos.

Em quem você confia? No que você confia para resolver as situações mais difíceis da sua vida? Você confia em si mesmo? Se você confia em si mesmo, você não tem essa virtude que é ser manso. Se você confia em Deus a despeito de tudo que acontece dentro do seu coração, então você é de fato bem aventurado.

Que Deus todo Poderoso nos dê o Espírito de mansidão.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...